República Tcheca (Czeck)



Na Segunda-Feira (24/05/2010), Netinha e eu saímos de Vienna e "cortamos o estradão" rumo a Praga, conhecendo, de passagem, a simpática Cesky Krumlov, na Região da Bohêmia (República Tcheca), bem próximo à cidade-natal de Gustav Mahler!!!

Pouco tempo após termos deixado a Capital Austríaca, já havíamos cruzado a fronteira e fizemos um pequeno tour pela simpática cidade medieval de Cesky Krumlov, que fica ao sul da República Tcheca:



Lembrando também que a República Tcheca é o país-natal dos Compositores Eruditos Antonin Dvorák e Bedrich Smetana. Esse, por sua vez, é autor de seis belíssimos Poemas Sinfônicos que compõem o Ciclo "Minha Terra" (Má Vlast), sendo que o segundo desses Poemas Sinfônicos é intitulado "O Moldáva", que "descreve musicalmente" a fluidez das águas desse rio desde a nascente até adquirir grandes proporções, passando pela cidade de Praga, Capital da República Tcheca.

Para que vocês sintam a mesma emoção que Netinha e eu sentimos na República Tcheca, a leitura desse pequeno resumo será ao som de "O Moldava" ("Vltava"), que é o Poema Sinfônico N° 2 do Ciclo "Minha Terra" ("Ma Vlast") de Bedrick Smetana, interpretado pela Czech Philharmonic Orchestra (Orquestra Filarmônica Tcheca), sob a Regência do Maestro Vaclav Smetacek.

O Rio Moldava (chamado pelos Tchecos de Vltava - pronúncia = "Vultava") também banha Cesky Krumlov, tendo inclusive algumas "corredeiras", onde é praticado o "Rafting".

Na foto abaixo, o Rio Vltava (Moldava) com uma de suas "corredeiras":



O Castelo Krumlovsky Zámek (do Século XIII) se destaca nessa pequena cidade e foi Residência histórica da família Rožmberk. Nas duas fotos abaixo, o Rio Moldava e o Castelo Krumlovsky Zámek ao fundo:





Diz a lenda que o nome Krumlov é derivado do alemão "Krumme Que", que pode ser traduzido como "curvado sobre um prado", o que é condizente com a própria topografia da cidade, que é curvada sobre o Rio Moldava. Já a palavra "Ceský" significa Czech, ou seja, Tcheco.

Com suas casas com Arquitectura Medieval nos Estilos, Gótico, Renascentista, e Barroco, Ceský Krumlov foi tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, no ano de 1992.

Na foto abaixo, destaque para a Torre do Castelo Krumlovsky Zámek:



Netinha subindo a Colina do Castelo Krumlovsky Zámek:



Nas fotos abaixo, algumas ruas da cidade de Cesky Krumlov:







E, no mesmo dia, continuamos "cortando o estradão" rumo a Praga (Praha), onde chegamos no final da tarde de 24/05/2010.

Tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e conhecida como "Cidade de Ouro", a Capital da República Tcheca é bastante "complexa", com riquíssima e "complicada" História, além de inúmeras ruas estreitas, de aspecto medieval e, conforme já mencionei nesse site, diversas Igrejas e Edifícios Históricos se localizam nessas ruas e praças estreitas, de modo que não se consegue um ângulo adequado para fotografar os mesmos, que acabam ficando com um "close excessivo".

Na foto abaixo, "escaneada" de um cartão postal, uma panorâmica de Praga, com o já mencionado Rio Moldava (Vltava), que também banha Cesky Krumlov:



E, na foto abaixo, também "escaneada" de um cartão postal, a Catedral de São Vito, que fica ao lado do antigo Palácio Real:



Um "close" da Catedral de São Vito em dois ângulos diferentes:





E, ao lado da Catedral de São Vito, o antigo Palácio Real (Castelo de Praga), fundado pelo Príncipe Bolivoj no Século IX e que é atualmente a Sede do Governo (Parlamento):



Foi também do Castelo de Praga que aconteceu a Defenestração de 23/05/1618, episódio no qual cerca de 100 nobres protestantes invadiram o Palácio Real em protesto contra a ascensão do Arquiduque Ferdinando. Os Governadores Católicos Jaroslav Martinic e Vikém Slavata e também o Secretário Phillip Fabricius foram atirados pela janela, de uma altura de 15 metros, tendo escapados ilesos, por teram caído num monte de esterco! Tal fato foi visto pelos Católicos como uma "intervenção dos Anjos", no entanto, foi o "estopim" da famosa "guerra dos 30 anos"...

No entanto, esse foi um daqueles lugares que Netinha e eu visitamos por dentro, aprendemos mais um pouquinho de História, no entanto, não era permitido que fosse fotografado, nem mesmo sem o flash...

Nas duas fotos abaixo, algumas ruas e vielas de Praga, nas proximidades do Castelo de Praga (Palácio Real):





Duas fotos panorâmicas de Praga:





Mais uma foto do Rio Vltava (Moldava):



E a Ponte Manesuv, mostrando ao fundo, as torres da Catedral de São Vito:



"Prá variar", mais um famosíssimo Teatro onde diversos Concertos são realizados com bastante freqüência: o Teatro Nacional de Praga. Lembrando também que foi na Cidade de Praga que aconteceu a estréia da famosíssima Ópera "Don Giovanni" de Wolfgang Amadeus Mozart!



Lembrando também do célebre Escritor Tcheco Franz Kafka:



E o Café Franz Kafka no Bairro Judeu (Josefov):



Também merece ser destacado que o Centro Histórico de Praga foi um dos menos destruídos por guerras e/ou tragédias naturais!

Na foto abaixo, na "Cidade Velha" (Stare Mesto), o famosíssimo Relógio Astronômico que, a cada hora, aciona o mecanismo com os Doze Apóstolos saindo de uma janela e entrando noutra, além do toque de Trompete que acontece do alto da respectiva torre! Além das horas, o Relógio Astronômico também mostra a posição relativa do Sol e da Lua, além das Constelações do Zodíaco, num mecanismo bastante preciso!

O Relógio Astronômico marca o tempo em três Calendários: o da antiga Bohêmia, o Babilônico e o Romano (conhecido atualmente por todos nós)! O mesmo foi construído em 1490 pelo Relojoeiro Hanus e teve seu mecanismo aperfeiçoado por Jan Taborsk entre 1552 e 1572!!!



Nas fotos abaixo, a Igreja Nossa Senhora de Tyn e a Praça da Cidade Velha (Staromestske Namesti), vistas do alto da Torre da Prefeitura da Cidade Velha, a mesma torre na qual se encontra o Relógio Astronômico:







No alto da Torre da Prefeitura da Cidade Velha, Netinha e eu "vestimos nossa melhor roupa...





Na foto abaixo, "escaneada" de um cartão postal, a Praça da Cidade Velha (Staromestske Namesti), numa vista panorâmica destacando em primeiro plano a Torre da Prefeitura com o Relógio Astronômico e, em segundo plano, a Igreja de Nossa Senhora de Tyn:



E, mais uma viela histórica, de aspecto medieval, próximo à Praça da Cidade Velha:



E, na foto abaixo, também na "Cidade Velha", a Praça Venceslau (Vaclavske Namesti), que foi no passado um mercado medieval de cavalos:



E a famosa "Salsicha Venceslau":



Na foto abaixo, Netinha (ladeada pelo simpático casal Ione e Dr. João, que viajavam conosco), apreciam essa delícia típica de Praga:



A parte histórica da Capital Tcheca é realmente bastante complexa!!! Dessa forma, podemos dizer que são necessários pelo menos dois "City Tours" para conhecer essa interessantíssima cidade, sendo que, a melhor forma de conhecê-la é a pé! Netinha e eu retomamos na manhã do dia 26/05/2010, o passeio em Praga. Nas duas fotos abaixo, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória e a Imagem do famosíssimo Menino Jesus de Praga, local de bastante peregrinação religiosa!





E nesse mesmo dia, Netinha e eu passeamos pelo bairro Malá Strana (Pequeno Quarteirão), bairro construído em torno do Castelo de Praga e fundado em 1257!!! Na foto abaixo, o bairro Malá Strana, tendo ao fundo a Igreja de São Nicolau:



Netinha na Praça de Malá Strana, onde se localiza a Igreja de São Nicolau:



E, nas quatro fotos abaixo, a famosíssima Ponte Carlos (Karluv Most) (construída em 1357 pelo Imperador Carlos IV) e que liga Malá Strana à Cidade Velha (Stare Mesto). Observem também o "portal" da Ponte Carlos, o Realejo e o Rio Moldava (Vltava):









E, até breve, Praga e República Tcheca!!! Na Quinta-Feira (27/05/2010), Netinha e eu "cortamos o estradão", rumo a Dresden, na Alemanha, no lado desse país que já se chamou "Alemanha Oriental" (Deustche Democratik Republik)...




Clique aqui e continue viajando conosco pelo Leste Europeu!


A todos, um grande abraço de Netinha e Ricardinho!







Voltar ao Topo